quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto: O Texto e o Contexto em sala de aula

TEMA: Gêneros Textuais – formas concretas de participação social.


JUSTIFICATIVA:
O ensino dos diversos gêneros textuais que socialmente circulam entre nós, além de ampliar sobremaneira a competência lingüística e discursiva dos alunos, dá indicações sobre as inúmeras formas de participação social que eles, como cidadãos, podem ter fazendo uso da linguagem.

PROBLEMÁTICA:

Sabemos hoje que as práticas didático-pedagógicas de Língua Portuguesa precisam considerar a diversidade de textos existentes em nossa sociedade e levar em conta a necessidade de tornar nossos alunos competentes leitores e produtores de textos. Nosso desafio, enquanto responsáveis pelos processos de ensino-aprendizagem, está em criar situações de sala de aula que permitam aos alunos a apropriação desta diversidade.
È necessário que as práticas de leitura e de produção de texto ganhem sentido sem que o professor as transforme em situações voltadas, única e exclusivamente, para avaliação e correção.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

“Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. Os vários gêneros existentes, por sua vez, constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Pode-se ainda afirmar que a noção de gêneros refere-se a 'famílias' de textos que compartilham algumas características comuns, embora heterogêneas, como visão geral da ação à qual o texto se articula, tipo de suporte comunicativo, extensão, grau de literariedade, por exemplo, existindo em número quase ilimitado.”
Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 2 - Língua Portuguesa (MEC, 1997)


Possenti (1996: p.20) afirma ainda que é necessário que os alunos “leiam produtivamente textos também variados: textos jornalísticos, como colunas de economia, política, educação, textos de divulgação cientifica em vários campos, textos técnicos”.

Segundo Soares (2000, p.42), letramento é estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita. [...] Letramento é prazer, é lazer, é ler em diferentes lugares e sob diferentes condições [...] Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir com a imprensa diária, fazer uso dela, selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as tiras de quadrinhos.


OBJETIVO GERAL:

Espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações
comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver no aluno a competência como leitor para obter informações, interpretar dados e fatos, recrear-se, recriar, comparar e compreender textos.

• Promover o saber como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam.

• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos.

• Oportunizar a leitura e análise de uma grande variedade de textos/ gêneros textuais e seus respectivos portadores;

• Apropriar-se dos conhecimentos lingüísticos em processos de reflexão e operação sobre a linguagem, em práticas contextualizadas de leitura e produção de textos.


METODOLOGIA:

Partindo do pressuposto de que a apropriação dos gêneros discursivos, pelos nossos alunos, não pode estar limitada ao que os livros didáticos trazem, nem ao que oferecem como atividades, iremos centrar nossa discussão em projetos didáticos realizados em salas de aula, cujo eixo central esteja relacionado ao exercício da linguagem oral, à leitura e produção de textos dos mais variados gêneros.
Estaremos, para isso, utilizando a tabela sugerida nos Parâmetros Curriculares
Nacionais – Língua Portuguesa:


GÊNEROS PRIVILEGIADOS PARA A PRÁTICA DE ESCUTA e LEITURA DE TEXTOS

LINGUAGEM ORAL

• LITERÁRIOS: cordel, causos e similares
texto dramático
canção


• DE IMPRENSA: comentário radiofônico
entrevista
debate
depoimento


• DIVULGAÇÃO: exposição
CIENTÍFICA seminário /debate
palestra


• PUBLICIDADE: propaganda


LINGUAGEM ESCRITA


• LITERÁRIOS: conto
novela
romance
crônica
poema
texto dramático

• DE IMPRENSA: notícia
editorial
artigo
reportagem
carta do leitor
entrevista
charge e tira


• DIVULGAÇÃO: verbete enciclopédico
CIENTÍFICA relatório de experiências
didático (textos, enunciado de questões)
artigo


• PUBLICIDADE: artigo
propaganda



GÊNEROS SUGERIDOS PARA A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS


LINGUAGEM ORAL



• LITERÁRIOS: canção
textos dramáticos




• DE IMPRENSA: notícia
entrevista
debate
depoimento



• DIVULGAÇÃO: exposição
CIENTÍFICA seminário
debate


INGUAGEM ESCRITA


• LITERÁRIOS: crônica
conto
poema



• DE IMPRENSA: notícia
artigo
carta do leitor
entrevista


• DIVULGAÇÃO:
CIENTÍFICA relatório de experiências
esquema e resumo de artigos de verbetes
de enciclopédia


RECURSOS MATERIAIS:

• Textos e atividades de todos os AAAs de acordo com o nível da turma;
• Jornais do município e de circulação nacional;
• Revistas em quadrinhos;
• Revistas informativas (Veja, Época, etc);
• Revista Ciências Hoje da criança;
• Livros da biblioteca: de contos, crônicas, romances, poemas.



PRODUÇÃO COM APOIO:

Para os alunos com maiores dificuldades na produção de texto, iniciaremos o trabalho com a produção com apoio como sugerido no PCN – Língua Portuguesa- 3º e 4º ciclo/Ensino fundamental:

A constatação das dificuldades inerentes ao ato de escrever textos — dificuldades decorrentes da exigência de coordenar muitos aspectos ao mesmo tempo — requer a apresentação de propostas para os alunos iniciantes que, de certa forma, possam “eliminar” algumas delas, para que se concentrem em outras. É importante que essas situações sejam planejadas de tal forma que os alunos apenas se preocupem com as variáveis que o professor priorizou por se relacionarem com o desenvolvimento do conteúdo em questão. Por exemplo:
• reescrever ou parafrasear bons textos já repertoriados mediante a leitura;
• transformar um gênero em outro: escrever um conto de mistério a partir de uma notícia policial e vice-versa; transformar uma entrevista em reportagem e vice-versa, etc.;
• produzir textos a partir de outros conhecidos: um bilhete ou carta que o personagem de um conto teria escrito a outro, um trecho do diário de um personagem, uma mensagem de alerta sobre os perigos de uma dada situação, uma notícia informando a respeito do desfecho de uma trama, uma crônica sobre acontecimentos curiosos, etc.;
• dar o começo de um texto para os alunos continuarem (ou o fim, para
que escrevam o início e o meio);
• planejar coletivamente o texto (o enredo da história, por exemplo) para que depois cada aluno escreva a sua versão (ou que o façam em pares ou trios).


REVISÃO DE TEXTO:

Revisão de texto é o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto em que se decide que está, para o momento, suficientemente bem escrito. Pressupõe a existência de rascunhos sobre os quais se trabalha, produzindo alterações que afetam tanto o conteúdo como a forma do texto.
Para tanto, precisam aprender a detectar os pontos onde o que está dito não é o que se pretendia, isto é, identificar os problemas do texto e aplicar os conhecimentos sobre a língua para resolvê-los: acrescentando, retirando, deslocando ou transformando porções do texto, com o objetivo de torná-lo mais legível para o leitor.
A revisão de texto, como situação didática, exige que o professor selecione em quais aspectos pretende que os alunos se concentrem de cada vez, pois não é possível tratar de todos ao mesmo tempo.
É interessante utilizar, também, textos alheios para serem analisados coletivamente, ocasião em que o professor pode desempenhar um importante papel de modelo de revisor, colocando boas questões para serem analisadas e dirigindo o olhar dos alunos para os problemas a serem resolvidos.


CRONOGRAMA:
O projeto será desenvolvido durante o 1º semestre de 2010.
No primeiro mês privilegia-se os gêneros literários. Teremos a semana do conto, do romance, do poema, da crônica, do texto dramático.
No segundo mês é a vez dos textos de imprensa. Teremos a semana da notícia, do artigo, da carta do leitor, da entrevista, etc
No 3º mês trabalharemos com textos de divulgação científica e no 4º mês com textos de publicidade.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (de 1a a 4a séries e de 5a a 8a séries). Brasília, SEF/MEC, 1997/1998.
KAUFMAN, Ana Maria & RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre, ArtMed, 1995.

Maria Irene. "Correspondências: um bom incentivo à leitura e a escrita". Projeto Produção de texto através de correspondência. Escola de ensino fundamental Odylo Álvares de Souza, Rio Largo/ Alagoas, 2001.
MAIA, Ângela Maria dos Santos. O Texto poético: leitura na escola. Maceió: Ed. UFAL, 2001.

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