sexta-feira, 4 de setembro de 2009
A Gramática e seus vários sentidos - Tp2
Abertura:
Texto "Osarta" de Lígia Fagundes Teles e "A tinta de escrever" de Millôr Fernandes
Leitura/ Reflexões e realização das questões sobre os textos lidos.
Abordagens Unid.5:
. Concepções de gramática > a interna, a descritiva e a normativa
. A gramática interna e o ensino produtivo:
- a gramática interna está no texto oral ou escrito de todo falante;
- no ensino aprendizagem da lingua é fundamental a consideração dessa gramática que deve ser ampliada e aprimorada;
. A gramática descritiva e o ensino reflexivo:
- observar,analisar e tirar conclusões sobre os usos da língua;
- o ensino reflexivo deve apoiar-se na gramática internalizada dos alunos;
. A gramática normativa e o ensino prescritivo:
- é também descritiva, mas seu foco é exclusivamente o estudo das regras da norma culta.
- privilegia as realizações escritas, literárias e formais;
- considera a língua como bloco único desconsiderando o contexto, situação de interação;
. As dimensões semântica, sintática e pragmática do texto.
- o contexto é decisivo para a produção de significado.
. Orientação para o "Avançando na prática" pag.30
Texto "Osarta" de Lígia Fagundes Teles e "A tinta de escrever" de Millôr Fernandes
Leitura/ Reflexões e realização das questões sobre os textos lidos.
Abordagens Unid.5:
. Concepções de gramática > a interna, a descritiva e a normativa
. A gramática interna e o ensino produtivo:
- a gramática interna está no texto oral ou escrito de todo falante;
- no ensino aprendizagem da lingua é fundamental a consideração dessa gramática que deve ser ampliada e aprimorada;
. A gramática descritiva e o ensino reflexivo:
- observar,analisar e tirar conclusões sobre os usos da língua;
- o ensino reflexivo deve apoiar-se na gramática internalizada dos alunos;
. A gramática normativa e o ensino prescritivo:
- é também descritiva, mas seu foco é exclusivamente o estudo das regras da norma culta.
- privilegia as realizações escritas, literárias e formais;
- considera a língua como bloco único desconsiderando o contexto, situação de interação;
. As dimensões semântica, sintática e pragmática do texto.
- o contexto é decisivo para a produção de significado.
. Orientação para o "Avançando na prática" pag.30
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário